Evangelização - Educação e Ação Social


 

 

PATROCINADORES DA LUZ X PATROCINADORES DAS TREVAS

[João 12]

Destaque para 12. 35-36

 

INTRODUÇÃO – O capitulo 12 de João aborda temas importantes da vida Cristã. Um dos principais é a vida vivida na Luz em contrapartida a vida vivida nas trevas. Este final de semana em nossa Curitiba, 46 pessoas morreram por morte violenta. Acompanhamos os casos e descobrimos que maioria vivia a vida nas trevas. Uma família inteira foi executada por ajustes de contas com o tráfico. Outros mortos nas madrugadas dirigindo embriagados; briga de família com o progenitor totalmente embriagado;  em outra região mortos em tentativa de assalto. Mais, ninguém foi morto dentro de uma igreja evangélica.

 

Qualquer ser humano dotado do mínimo de inteligência consegue perceber que a sociedade é divida em dois grupos sociais bem visíveis; Os das Trevas e os da Luz. Você pode ver nas ruas de nossa Curitiba, jovens a caminho da Igreja, onde as pessoas se reúnem para uma atividade sadia, e você pode ver jovens a caminho das baladas noturnas, onde as drogas, bebidas e violência, com toda certeza estarão presentes.

 

 Vê-se também Homens, pais de família, nos bares, onde “encherão a cara” e depois cometerão atos violentos contra a esposa e família; e verá também homens com a Bíblia debaixo do braço a caminho de um estudo bíblico, ou mesmo dentro de sua casa, ao lado de sua família num programa saudável e seguro.

 

Encontramos pessoas a serviço da sociedade em trabalhos sociais  a fim de ver nossos filhos com um futuro melhor e pessoas vendendo drogas e destruindo toda uma geração. Tomamos conhecimento de políticos com projetos nobres que visam o bem estar da cidade, Estado e Nação, do lado da banda podre  políticos  corruptos e com projetos  pessoais e duvidosos. E assim por diante, muitos outros exemplos poderiam ser citados.

 

As pessoas escolhem ou a Luz ou as Trevas. Nunca ouvimos que o veiculo do IML foi retirar corpos vitimados por brigas e um templo evangélico. Um lar temente a Deus, dificilmente vê os filhos depredando ônibus ou pinchando muros e espaços públicos. [A Bíblia fala-nos das Obras da luz e obras das trevas  - carne e espírito Gálatas 5.19ss].   

É momento de apresentarmos ao mundo a proposta da Luz pois  a Proposta da Trevas e do mal cresce assustadoramente. O Brasil está sendo corroído pelas bordas por um vírus chamado crack -O crack é uma mistura de cloridrato de cocaína (cocaína em pó), bicarbonato de sódio ou amónia e água destilada, que resulta em pequeninos grãos, fumados em cachimbos ( improvisados ou não). É mais barato que a cocaína mas, como seu efeito dura muito pouco, acaba sendo usado em maiores quantidades, o que torna o vício muito caro, pois seu consumo passa a ser maior.Estimulante seis vezes mais potente que a cocaína, o crack provoca dependência física e leva à morte por sua ação fulminante sobre o sistema nervoso central e cardíaco. O crack leva 15 segundos para chegar ao cérebro e já começa a produzir seus efeitos: forte aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremor muscular e excitação acentuada, sensações de aparente bem-estar, aumento da capacidade física e mental, indiferença à dor e ao cansaço. Mas, se os prazeres físicos e psíquicos chegam rápido com uma pedra de crack, os sintomas da síndrome de abstinência também não demoram a chegar.  Em 15 minutos, surge de novo a necessidade de inalar a fumaça de outra pedra, caso contrário chegarão inevitavelmente o desgaste físico, a prostração e a depressão profunda.

 Em 97, foram assassinados na capital paulista, 247 menores com idades entre 10 e 17 anos, sendo que 80% das mortes estavam  relacionadas com a venda e o uso de drogas. O número de viciados em crack, cocaína e maconha na capital paulista chega a 1,6 milhão.Dos 150.000 usuários de Crack em São Paulo, continuam vivos apenas 1.500 por se absterem.  O comércio de Crack movimenta cerca de 18 Milhões por mês e cresce todos os meses. No Brasil, o aumento das apreensões de drogas foi de 40% em 1997. Apenas 5% dos dependentes de drogas conseguem viver em estado de recuperação. ( Denarc). Com Relação ao Álcool: Na lista de países com o maior número de acidentes de trânsito do mundo, o Brasil figura no topo, com 1 milhão de acidentes por ano, resultando, daí, 300.000 vítimas, sendo que, 50.000 fatais. Dos 20% de acidentes no trabalho, 40% são fatais 25% de queda no rendimento da pessoa e 10% no rendimento dos colegas é provocado por ele. 10% da população mundial, acima de 15 anos, sofre de alcoolismo. A maior parte das internações em hospitais psiquiátricos são causadas pelo alcoolismo.[ OMS]  -

Os patrocinadores das Trevas são às vezes heróis da Nação [Vemos por exemplo um grandes esportistas como agora na Copa heróis que alegram nosso coração de "brava gente brasileira"] patrocinando a morte dos nossos jovens com o tema:  "Ser Brameiro é ser guerreiro." Uma latinha de cerveja pode ser o start para a desgraça de um jovem; a destruição de uma família e a morte de muitos inocentes, Como vemos nos acidentes causados por alcoolismo,  as latinhas de cerveja estão quase sempre presentes.[neste caso temos um comercial realista, beba cerveja e acabe assim] Será que as grande empresas de bebidas alcoólicas estarão patrocinando a desgraça do goleiro do flamengo neste momento de Trevas, ou só quando as imagens são bonitas.? Deveriam olhar para a historia trágica do jogador da seleção um dia chamado de alegria do povo e que  em 1963, quando o seu futebol começa a sofrer por causa de uma artrose no joelho, e 1983, quando morre em conseqüência do alcoolismo, Garrincha enfrenta uma série de episódios trágicos: tentativas de suicídio, acidentes de automóvel e dezenas de internações por alcoolismo.

PATROCINADORES DA LUZ -

 

Tem muitas pessoas que estão derramando sua vida [igual Maria fez com Jesus] a serviço de Jesus; como se fora um perfume suave ao nosso mestre. [12.3]. Outros preferem “curtir a vida” no perfume da morte, oferecendo sua vida as noitadas, aos vícios e aos supostos prazeres da carne. Os que servem a Jesus são criticados por serem da Luz [exemplo Kaká] e até tem que ouvir coisas como: “você tem que aproveitar mais a vida” Jesus já recomendou-nos [12.25] quanto a isto. O servo do Senhor deve seguir o Senhor e ir somente onde Jesus pode ser encontrado [12.26]. Precisamos criar Guerreiros da Ética, do estudo e do trabalho sério, verdadeiros cidadãos e não beberrões. Lamento que homens de tão grande quilate de nossa Nação, que amamos e torcemos tanto por eles, permitem-se o titulo de bebedor de cerveja, guerreiros que por alguns dólares  ajudam as grandes empresas, que se enriquecem com a desgraça das nossas famílias brasileiras.  

 

AS VANTAGENS DE ANDAR NA LUZ –

 

Quem não  anda nas trevas não corre risco em ser  apanhado pelas próprias trevas  [35,36] Quem anda na Luz sabe para onde vai -  Pior coisa na vida é não saber para onde ir, perder-se no transito é ruim, perder-se na vida é perigoso e trágico

 

Conclusão:  SEJA UM PATROCINADOR DA LUZ VOCÊ TAMBÉM!

 

 Mensagem pastoral

 QUANTO CUSTA PARA A SOCIEDADE UMA FAMÍLIA DESESTRUTURADA?

 A Família, o último abrigo que ainda resta à Sociedade Moderna, deveria ser olhada com mais seriedade, por aqueles que têm o poder de fazer o Pais e as Leis. È nela que temos a sociedade em seu estado embrionário, estruturá-la é estruturar a sociedade em geral. Uma família sem estrutura gera um custo muito alto ao Estado e a Sociedade. Com as devidas e ressalvas, do que chamamos exceção a regra, está provado que filho bem criado redunda em cidadão honrado.

 

Vamos pensar nos custos financeiros primeiramente:

  • Custo  de uma FEBEM ou Casa de Ressocialização de Menores; que além de custar caro, dificilmente tem poder de ressocialização.  
  • Olhemos também para quanto o governo poderia economizar com segurança publica se todas as famílias, uma vez bem estruturadas pudessem oferecer a sociedade um adolescente e não um delinqüente; jovens responsáveis e proativos e não marmanjos desprovidos de sonhos e objetivos concretos na vida.
  • Outro ganho que a Sociedade e o Estado teriam seria na área da Educação. Os alunos estariam aptos para aprender e os professores gastariam o tempo em sala de aula ensinando e construindo mentes pensantes, ao invés de terem que realizar a tarefa da família que é dar educação básica, preocupando-se em dar os princípios que deveriam vir do berço.

Debrucemos agora sobre o tema custos imensuráveis:

·         Quantas famílias estruturadas que por causa das desestruturadas perderam mais que valores numeráveis, perderam o pai, filho ou outro componente da família, perdas irreparáveis

·         Quantos cadeirantes, pessoas que vem de berço, tinham o privilegio de ir e vir como eu e você ainda temos, mas que num momento trágico da vida, foram atingidos pela violência urbana, e perderam os movimentos físicos. Um custo muito alto para a vida humana. Entre 2002 e 2004 por exemplo 26.668 pessoas passaram ao rol dos inválidos permanentes [FENASEG]

·         Nossos jovens estão morrendo cedo de mais; as drogas invadiram nossa sociedade, mães choram a desgraça das drogas roubam a juventude e os sonhos de nossos filhos. Quanto custa isto para nós? – Segundo estáticas adolescentes e jovens entre 12 a 24 são responsáveis por mais da metade dos homicídios dolosos em nosso pais.

·         Nem vamos tocar na questão de investimento hospitalar – tratamentos caros – despesas jurídicas e outras que estão envolvidas.

 

Não consigo ver outra saída se não à reestruturação familiar. Os primeiros  e tímidos passos  em direção a correção destes custos, bem poderiam ser, o que a baixo proponho no sentido de contribuir para a construção de uma sociedade mais saudável:

 

Os formadores de opinião de nossa sociedade poderiam sim repensar, e fazer a sociedade refletir sobre o fato de que a Família está sendo sacrificada em detrimento de desejos sexuais bizarros e egoístas. Respeitar não é sinônimo de aceitar sem examinar os riscos a sociedade. Alguns grupos sociais de risco têm soltado um grito em defesa do prazer mais alto que o grito da maioria em defesa do ser. Estes desejos em mentes desestruturadas tornam-se um principio de ameaça aos valores que dão sustentabilidade a Nação. Sem argumentar que não oferecem segurança e conforto familiar, apenas estrangulam outros valores essenciais a vida e a existência da sociedade.

 

As famílias sérias deste nosso querido Brasil, maioria com absoluta certeza, devem soltar um grito em defesa da família. É certo que não temos como fazer às “paradas” e os “movimentos barulhentos” como alguns fazem em defesa do nada, pois estamos trabalhando  em defesa da vida e da estabilidade social mantendo o alimento na mesa e a educação de nosso filhos. Todavia o bom senso deveria ser visto e ouvido como o grito racional pelos ouvidos  sensatos que estão no poder.

 

O Estado poderia buscar parcerias com o terceiro setor, a titulo de exemplo, abrir  porta nas Escolas Públicas, e lá colocar  aconselhadores familiares em parceria com Igrejas sérias e com pastores bem preparados na área de psicologia,  que trabalhassem com as famílias de alunos, com dificuldades de aprendizagem resultantes da falta de estrutura familiar. Isto teria custo baixíssimo ao Estado.

 

As Igrejas deveriam parar de alienar e explorar a boa fé do nosso querido povo com o poder sobrenatural do medo e da coerção, e desenvolver projetos que corroborem para o elevo social, intelectual e espiritual da Nação. 

 

 O governo poderia, sem violar a liberdade de expressão, exigir da Mídia menos visibilidade de atos que agridem valores das famílias que ainda acreditam numa sociedade cristã e com valores éticos e morais construtivos. Famílias estruturadas são receita ao Estado, e dão menos gastos aos cofres públicos sem falar que levam menos ameaças a estabilidade da sociedade. Concluo aqui com as sabias e inspiradas palavras de Salomão: Ensina a criança no caminho em que deve andar e quando for adulta não se desviara dele – Prov. 20.6

 

Rev. Elizeu Eduardo – Pastor Presbiteriano –Formado em Teologia – FTBP e em Letras pela FACEL – pós graduado em Teologia Contemporânea – Professor de Teologia Sistemática pela FATESUL